Rever os acontecimentos deste ano nos leva a reafirmar o poder, o amor e o cuidado de Deus para com todos, principalmente para com as mais de dezoito mil crianças, famílias e comunidades atendidas pelo PEPE nos 31 países onde atuamos.

Só podemos dizer “Viva o poder de transformar!”.

O ano de 2021 iniciou com um cenário mundial de muitas incertezas, as consequências da pandemia da Covid-19 impactaram muitas pessoas em todas as áreas. Na Educação Infantil, as crianças experimentaram o isolamento na fase em que mais necessitaram de socialização. A falta de acesso à internet, a falta de recursos para prover alimentação às crianças, o desemprego dos pais e responsáveis acentuaram a desigualdade social e prejudicaram o desenvolvimento saudável das mesmas. Por outro lado, se iniciou um grande movimento de amor, doação e provisão diante das inúmeras necessidades.

Em meio a esse cenário, no PEPE, pudemos ver o poder de Deus e do Evangelho transformando vidas e realidades.

Dentre as muitas histórias de transformação, destacamos a história de Yacoub, um menino de uma das unidades do PEPE na África Ocidental 2. Quando o PEPE retomou as atividades, ele chegou à uma de nossas unidades, pela primeira vez, com muitos problemas de comportamento, de relacionamento e de saúde física devido a um estado de desnutrição. Depois de um longo período de acompanhamento, de cuidado e tratamento ele teve muita melhoria em sua saúde. Todavia continuava com muitas feridas em sua alma. Yacoub demonstrava um sentimento de angústia e tristeza profunda. Os educadores do PEPE oraram, intercederam por sua vida, visitaram seu lar e família, proporcionaram diversas oportunidades de aprendizagem e também de socialização com as outras crianças da unidade. Deus ouviu as orações e Yacoub foi completamente restaurado. Aquela criança triste, cabisbaixa, solitária e abatida deu lugar a uma nova criança cheia de alegria, vida e esperança. Foi o amor de Jesus que fluiu em sua vida em forma de cuidado e proteção experimentados no PEPE. Esta é a mais preciosa transformação.

Nas Américas, também tivemos vários testemunhos de vitória. Destacamos o atendimento das crianças do PEPE Venezuela, por meio do Programa “Há Fome no Mundo”. Este programa tem o objetivo de prover uma alimentação nutritiva a crianças com desnutrição crônica, por meio da produção e distribuição de uma Farinha Enriquecida (FE) que é misturada à alimentação diária. Neste ano, foram beneficiadas 1220 crianças, de 60 unidades de PEPE na Venezuela. Muito nos alegramos ao ver as crianças experimentando cura de corpo e alma, podendo desfrutar de uma vida mais saudável.

No Sul da Ásia, mesmo em meio aos consecutivos períodos de lockdown, Deus escreveu lindas histórias na vida de crianças e adultos que experimentaram Seu amor por meio de gestos de generosidade e doações em meio às necessidades.

O PEPE alcançou muitas vitórias: aumentou o número de unidades e crianças atendidas, duplicou o número de líderes de igrejas treinados, famílias visitadas e decisões por Cristo. As atividades planejadas foram, em sua maioria, executadas com o esforço e a dedicação de todos da equipe.

Rever as ações do poder do evangelho sendo manifestas e transformando vidas, renova nossa esperança e confiança em Deus, que com paixão e por compaixão, de todos nós, nasceu, morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida e vida em abundância.

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lamentações de Jeremias 3.21)
Isso nos inspira e nos fortalece no ano que se encerra e no que desperta!

Em nome de toda família PEPE, agradecemos o compromisso, as orações, as contribuições e o apoio dos nossos parceiros, apoiadores, irmãos e amigos.

Desejamos a todos um abençoado Natal e um novo ano cheio de amor e esperança!

Terezinha Candieiro
Coordenadora geral do PEPE Internacional