Em El Salvador existe o rio Tamulasco, que é considerado o pulmão do departamento de Chalatenango, localizado próximo à unidade Angelitos de Jesús. Esse rio tem sofrido contaminação por receber diariamente muito lixo orgânico e plástico. Toda a equipe do PEPE, os membros da igreja e inclusive as crianças, preocupadas com a situação, se prepararam para uma jornada de limpeza.

Quando chegou o grande dia, todos saíram felizes com seus apetrechos trabalhando para melhorar o ar que respiram, o lugar onde pisam, a água que utilizam e o planeta onde vivem. Enquanto cantavam e sorriam aquele grupo de pessoas limpou tudo que impedia o fluxo do rio tornando muito mais bonita a região no seu entorno. Atitudes como essa é exatamente o que eles têm aprendido no PEPE: temos que cuidar do planeta que Deus nos deu para viver!

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano no mundo morrem mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos por causas relacionadas ao meio ambiente. A teoria muitas vezes é esquecida, por isso, é necessário que o que ensinamos seja colocado em prática. No PEPE ensinamos nossas crianças a valorizar, cuidar e preservar a natureza, mostrando-lhes como cuidar do meio ambiente, começando pelo mundo ao seu redor.

Ore pelo PEPE em El Salvador!

Veronica Torrento
Coordenadora do PEPE El Salvador

Edição de texto: Carmen Lígia