Devido à escassez de alimentos e, consequentemente, à má nutrição, o pleno desenvolvimento das crianças em situação de vulnerabilidade social acaba sendo comprometido. Como um plano de resposta às necessidades nutricionais das nossas crianças, nasce o projeto de Nutrição do PEPE.

A desnutrição continua sendo um problema de saúde pública na maioria dos países em desenvolvimento. Nos países pobres, a desnutrição é a causa de 45% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos, segundo dados de 2016 da Unicef. Essa realidade está presente em muitos países de atuação do PEPE, e é um grande desafio lidar com as dificuldades enfrentadas por muitas famílias assistidas pelo Programa.

Em Guiné Bissau, Cabo Verde e Senegal, os primeiros passos para a implementação do Projeto de Nutrição já foram dados. Estamos avançando de forma progressiva na formação dos missionários-educadores, na avaliação nutricional das crianças, na sensibilização das famílias por meio da educação nutricional e na busca por parcerias que impulsione a ampliação de nossas ações. Atualmente, temos um total de 1.464 crianças atendidas pelo PEPE nos três países. Nossos esforços têm sido para que todas essas crianças sejam impactadas pelas ações do projeto de Nutrição.

Ainda há muito a ser feito para que alcancemos todas as crianças atendidas pelo PEPE. O desejo do nosso coração é contribuir ainda mais para a melhoria do estado nutricional desses pequeninos. Cremos que aquele que iniciou essa boa obra é fiel para nos conduzir até o fim. Contamos com seu apoio no compromisso de levar esperança ao coração da criança, vivendo, assim, o poder de transformar.

Lia Coutinho
Coord. Aux. Projetos Complementares