O primeiro PEPE na Colômbia nasceu na cidade de Cartagena, em 2005, fruto do trabalho das missionárias Ana Loide e Carmen Lígia. A primeira missionária-educadora ali foi Adalci de Avila, que hoje é a coordenadora nacional do PEPE. Desde então, o PEPE tem passado por momentos incríveis e muito abençoados, bem como por situações tristes e difíceis que foram vencidas pelo poder de Deus. Ele sempre esteve na direção deste programa, pois o PEPE nasceu primeiro no seu coração.

Uma das grandes histórias durante todos esses 15 anos tem sido a de vivenciar a transformação na vida das crianças que já estiveram conosco, como o Santiago. Ele tinha muitas dificuldades para aprender e se desenvolver na área educacional e, antes de chegar ao PEPE, foi expulso de várias instituições por causa das suas limitações de aprendizagem. Diziam para a mãe dele que não podiam dar nenhuma esperança para o Santiago. A sua mãe, desesperada, não sabia mais o que fazer. Foi quando ouviu falar do PEPE que estava começando no seu bairro e não perdeu tempo. Muito preocupada, correu até lá e compartilhou a sua angústia com a nossa missionária-educadora que de imediato fez a inscrição do Santiago no PEPE.

No PEPE, com o passar do tempo e com a ajuda, paciência e muito amor da nossa missionária-educadora, Santiago começou a se desenvolver de maneira expressiva e logo aprendeu a ler, a escrever e a se expressar corretamente, transmitindo o que estava sentindo sem temor. Santiago é atualmente um menino alegre, entusiasmado, e o mais importante é que ama e serve a Deus junto com a sua família. Hoje, anos depois, continua estudando, se relacionando com seus amigos e tem um lindo futuro por diante, pois teve no PEPE uma oportunidade de receber carinho, cuidados, respeito e bases sólidas para seu futuro acadêmico. A sua mãe, emocionada, disse: “Louvo a Deus pela oportunidade que deu ao meu filho Santiago de receber no PEPE tantos cuidados e a porta aberta para uma carreira acadêmica secular digna.” Damos glórias a Deus porque na Colômbia a equipe do PEPE vive o poder de transformar!

Adalci de Avila Angulo
Coordenadora PEPE Colômbia

Carmen Lígia (Adaptação do texto)
Coordenadora PEPE Américas