Em situações e tempos de crise, as crianças, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, são as mais afetadas em todos os lugares do mundo. Porém, o poder transformador de Jesus, por meio da obra missionária, vem impactando realidades.

No PEPE, um dos países que temos investido para ajudar e aliviar o sofrimento das crianças é a Venezuela, este país vive uma situação caótica. O povo está tristemente mergulhado na pobreza, provocada pela falta de trabalho e a escassez de recursos mínimos para a sobrevivência. Para a alimentação da população, o governo fornece farinha, um pouco de óleo e milho. Não há verduras, frutas e carnes disponíveis. Tudo isso leva a uma grande crise de desnutrição, especialmente entre as crianças. A área da saúde está em colapso: faltam remédios, o serviço de emergência é deficiente e muitas regiões vivem sem saneamento básico, o que torna a vida da população carente ainda mais difícil.

Atualmente, temos 1.811 crianças matriculadas nas 88 unidades do PEPE que são acompanhadas pelos 156 missionários-educadores. Cada PEPE é uma oportunidade para educar e alimentar as crianças e suas famílias. Neste tempo de Pandemia, os missionários-educadores foram grande benção. Além de orientar as atividades pré-escolares, também se uniram aos irmãos das igrejas, que chegam como voluntários preparando as famosas arepas (pequenas panquecas de farinha de milho ou de trigo) e um copo de suco que são entregues às crianças todos os dias, o que ajuda a acalmar a fome. Lamentavelmente, essas refeições não trazem os nutrientes necessários para a saúde completa das crianças, o que provoca uma crise alimentar e muitos casos de desnutrição severa nas crianças.

A JMM, ciente da situação e diante das necessidades identificadas, implementou o programa HÁ FOME NO MUNDO, com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar das crianças e suas famílias. Uma das formas de intervenção utilizada é a produção e distribuição da Farinha Enriquecida, cuja abreviação é “FE”.

Deus tem abençoado sobremaneira a implementação deste programa no PEPE Venezuela, com nossos irmãos venezuelanos servindo de forma voluntária e comprometida. Várias crianças foram avaliadas. Inicialmente 23 unidades do PEPE das cidades de Acarigua e Araure, num total de 495 crianças. Ofertas também foram enviadas para a compra de insumos, sementes de milho, gergelim, espinafre.

Josefa Orozco, missionária-educadora do PEPE “Semillitas de Acción 2”, localizada ao norte de Acarigua, ficou tão feliz e emocionada que chorou ao compreender que a doação da “FE” poderá ajudar as crianças de sua comunidade, em situação de extrema vulnerabilidade, a ter saúde e melhor qualidade de vida, “Estamos muito alegres pelos feitos do Senhor”, disse a missionária.

Contamos com as orações e cooperação dos adotantes deste projeto para continuarmos levando amor, esperança e vida ao coração das crianças, das famílias e das comunidades da Venezuela!

Vamos viver o poder de transformar!

Missionária Terezinha Candieiro
Coordenadora Geral do PEPE Internacional