Começamos 2020 com muito animo e já com 13 crianças matriculadas para começar o PEPE em nossa Comunidade Kogui. O missionário-educador daquela unidade é Simón Sungdingama, que nos conta sua história com muita emoção: “Quando eu tinha 7 anos me olhava e não queria viver sem estudar, meus pais eram muito pobres e não conseguiam pagar a minha educação. Quando pude estudar, me senti muito feliz. Queria ajudar minha família e quando eu crescesse, poderia ensinar muitas crianças dando a elas a oportunidade de ter um futuro melhor. Tudo que pensei e planejei no passado, hoje estou cumprindo, graças ao Senhor, meu Deus. O nosso futuro está nas mãos de Deus! O PEPE é uma bênção que eu carrego no meu coração”. O esforço de Simón é muito grande, porque, ele precisa caminhar durante 8 horas, cada dia, descendo a montanha, para chegar até a unidade de PEPE e ministrar as crianças.

Ficamos felizes, diz a coordenadora, das unidades do PEPE na Colômbia, Adalci de Avila, mas a pandemia da Covid-19 não nos permitiu avançar até agora. Ainda estamos esperando ansiosos com as crianças, cheios de esperança de poder finalmente começar as aulas.

Os Kogui são um povo nativo da Colômbia que vive na encosta norte da Serra Nevada de Santa Marta, com aproximadamente 15.000 habitantes, falam sua própria língua chamada Kogui ou Kauguiañ​es, e são organizados por populações. Eles se dedicam em fazer artesanatos como mochilas, redes, etc. Mas devido à escassez de turistas, eles não têm como sustentar suas famílias e preparar as crianças para enviar ao PEPE, suprindo apenas com o básico que são roupas, sapatos e materiais escolares.

É muito necessário ter calçado para as crianças, pois para chegar ao PEPE, elas têm que caminhar longas distâncias no meio das pedras. Além disso, a roupa tradicional dos meninos e das meninas é feita à mão em tecido branco. É uma bênção vir com o Programa PEPE para esta comunidade Kogui. Trabalhamos para trazer o amor de Deus em ação. Junte-se a nós neste Projeto!

Rubén González
Coord. Regional PEPE América do Sul