O PEPE está presente na Republica Togolesa desde 2016. Atualmente, há duas unidades atendendo um total de 38 crianças. Entre os principais objetivos no PEPE no Togo estão: suprir a necessidade da educação pré-escolar, oferecer um currículo educacional de qualidade, incluir meninas no ensino formal, ensinar as crianças e suas famílias sobre Jesus, e capacitar professores, líderes e igrejas a como amar e respeitar as crianças. O trabalho vem sendo realizado incansavelmente. Porém, por causa do Covid-19, tivemos que fechar nossas portas.

A pandemia do coronavírus não poupou o Togo. Segundo dados oficiais de 01/06/2020, o Togo tem 442 casos confirmados, 13 mortes e 211 casos curados. Para limitar a propagação do vírus, desde 20/03 todas as escolas e igrejas foram fechadas e algumas cidades foram isoladas. Outras ações de contenção do contagio incluem o toque de recolher obrigatório a partir das 20 horas e medidas sanitárias como a lavagem das mãos, o uso de máscara e a proibição de apertar as mãos e de abraçar. Num esforço para ajudar o segmento mais vulnerável da população, o governo criou uma estrutura de assistência social para o período de quarentena.

Apesar do PEPE também ter sido afetado por todas as medidas tomadas pelo Governo, continuamos trabalhando via internet, na capacitação da equipe e no planejamento para a reabertura das unidades no pós-pandemia. Vemos também neste tempo uma oportunidade para intensificar as orações pedindo a Deus que toque os corações dos pastores no Togo para que eles venham a compreender a visão e a utilidade do PEPE e que assim o programa um instrumento ainda mais eficaz para a propagação do Evangelho e para a paz no país.
Agradecemos todos os irmãos do Brasil que oram pelo nosso país e que nos apoiam. Pedimos-lhes que continuem a orar pelo Togo e que também se unam a nós pedindo ao Senhor pela abertura de mais unidades do PEPE no país. Que Deus os abençoe grandemente!

DJOMAKOU Afi Kouma
Coordenadora Nacional PEPE Togo

Adaptação: Fernando dos Santos
Coordenador Regional PEPE África do Oeste 2

Revisão: Carla Freitas