“O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”. Seguindo o lema do Pacto de Lausanne o PEPE tem se esforçado para implementar seus projetos complementares em cada uma de suas unidades na África para melhor servir as crianças e seus familiares. Cada projeto complementar desenvolvido nas unidades do PEPE tem sido de grande relevância para um atendimento holístico da criança. Olhar para a criança de forma global tem sido nosso foco e propiciar-lhes o necessário para seu pleno desenvolvimento tem sido o embate de cada unidade para a efetivação de cada projeto.

O Projeto POPE (Programa de odontologia preventiva e educativa) tem sido desenvolvido nas unidades do PEPE onde as crianças seguem um programa de atividades educativas e fazem cotidianamente a escovação, além de receberem assistência dentária por profissionais voluntários da área. Na Guiné Bissau uma ONG assegura a assistência odontológica às unidades do PEPE.

O Projeto de Saúde é outra iniciativa de grande relevância nas unidades, através do qual as crianças seguem uma série de lições de saúde já disponibilizadas no Manual de saúde do PEPE. Além das lições outras atividades são desenvolvidas e/ou acrescentadas de acordo com as necessidades de cada contexto. Em Cabo Verde e Gâmbia uma equipe de profissionais voluntários têm realizado atendimento médico com as crianças e seus familiares.

O Projeto de Nutrição é o mais desafiador dos projetos complementares no que tange ao fornecimento cotidiano de uma refeição nutritiva para as crianças de cada unidade, tendo em vista que estas se situam em zonas carentes e as igrejas não dispõem de recursos financeiros suficientes para atender a demanda. No entanto, unidades no Senegal, Cabo Verde e outros países onde o PEPE se desenvolve têm se esforçado para oferecer uma alimentação adequada para cada criança. Em Guiné Bissau o PEPE tem estabelecido parceria com o governo local para melhor servir e acompanhar as crianças na área nutricional.

Procurando superar os obstáculos para a perfeita execução dos projetos complementares, louvamos a Deus por todas as ações já realizadas!

Ricardo Santos
Coordenação Continental África