Na Nicarágua o Programa de Educação Pré-Escolar, PEPE, começou a funcionar em 2014 através de um acordo assinado entre a Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista da Nicarágua (CBN). Atualmente, temos 18 igrejas engajadas em trabalhar com as crianças através do PEPE com trabalhos que se estendem por boa parte do território nacional e têm beneficiado, somente este ano, 519 crianças, atendidas por 38 Missionários Educadores.

Os PEPES, em sua maioria, contam com a certificação do Ministério da Educação da Nicarágua (MINED), prestando atendimento sob a modalidade de pré-escola comunitária. O Senhor tem manifestado sua bondade e todos os dias testemunhamos seu nome ser glorificado no Programa, por exemplo, quando o MINED se comprometeu em garantir o lanche da escola diariamente, entregando os suprimentos a cada três meses na pré-escola; ou quando os pais dos alunos se organizaram em Comitês, nomeando um conselho e designando um calendário semanal para o preparo diário dos alimentos, dentre outras responsabilidades que têm assumido.

Outra grande bênção para as nossas crianças foi a entrega de um Pacote Escolar que, a cada início de ano, o MINED entrega a cada menino e menina das nossas unidades em todo o país. Esse pacote consiste em uma linda mochila escolar contendo uma caixa de argila para modelar, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera, uma embalagem de lápis de grafite, um frasco de cola, uma borracha, um pacote de folhas coloridas , um bloco de papel branco e um conjunto de copo, colher e prato plásticos utilizados para as refeições.

Agradecemos pela bondade palpável de nosso Deus para com nossas crianças do PEPE contemplando-as com esses programas promovidos pelo Governo através do Ministério da Educação. Pedimos suas orações para que nunca falte recursos e nossos pequenos alunos continuem sendo beneficiados por nosso Programa.

Lizeth de Trinidad
Coordenadora Nacional do PEPE na Nicarágua