O Peru é um país da América do Sul que, atualmente, possui uma população de 33.380.496 habitantes. No relatório da ONG Save the Children, o Peru ocupou o 92° lugar na lista dos países mais perigosos para as crianças em todo o mundo. Portanto, as crianças constituem um dos setores mais vulneráveis da população peruana.

Atualmente, temos 654 crianças estudando nas 52 unidades do PEPE espalhadas pelas cidades peruanas. Hoje, as crianças dos PEPEs peruanos estão completando três meses sem aulas, sendo dois pelas férias nacionais e um mês pelo grave problema que temos enfrentado com a proliferação do COVID-19. Durante os meses de recesso escolar realizamos Escolas Bíblicas de Férias através das quais pudemos alcançar a grande maioria dos nossos alunos.

Deus tem derramado bênçãos incontáveis sobre as nossas crianças. Dentre muitas histórias de bênçãos e superação quero destacar o caso do Jhaziel, um dos nossos alunos que tem marcado a minha vida. É um lindo menino que nasceu com o lábio leporino e o palato fendido. Por conta disso, já passou por três diferentes cirurgias, mas infelizmente, sem grande sucesso. Abandonado pela mãe ao nascer, vive hoje sobre os cuidados dos seus avós. Sua avó procurou ajuda no PEPE e ele foi imediatamente matriculado. Lutava para se comunicar bem, mas muitas vezes durante as aulas sua professora não conseguia entender o que dizia. Começou a brincar com as demais crianças, a interagir na hora dos deveres, e em pouco tempo, as demais crianças começaram a entendê-lo muito bem. Por isso, eram seus intérpretes para a professora sempre que esta tinha dificuldade para compreendê-lo. O menino gosta muito de atuar e em dezembro levou toda sua família, seus avós e irmãos, à igreja para assistirem sua atuação como um dos três pastores na peça de Natal do PEPE. Ele é um aluno assíduo também na Escola Bíblica Dominical da igreja onde continua estudando como aluno do PEPE. Para nós da equipe Jhaziel é um grande milagre de Deus porque ele apresenta uma escrita perfeita, ou seja, ele aprendeu a escrever como escuta e não como fala. Jhaziel é apenas um dentre muitos casos de inclusão que o PEPE tem abraçado com amor e expectativa.

Orem pelos PEPEs peruanos para que sejam fortalecidos no Senhor e possam superar esse tempo de crise sem que haja grandes consequências que possam afetar tanto as nossas crianças como nossos Missionários Educadores. Ore também por todas as crianças que fazem parte dos nossos programas de inclusão em cada unidade.

Clorinda
Coordenadora Nacional do PEPE no PERU

Edição de Texto: Carmen Ligia-Coordenadora
Continental do PEPE nas Américas