Louvamos a Deus pelo crescimento do PEPE em Moçambique, onde passamos de 96 para 99 unidades. Nosso desafio para o ano de 2020 é fazer a vontade de Deus através da transformação das vidas das crianças que temos assistido, de suas famílias e de suas comunidades. Por isso, temos incentivado a formação dos Comitês de Pais e encarregados de educação através de nosso Plano de Ação, pois entendemos que esses comitês serão determinantes na propagação daquilo que temos ensinado às crianças também fora de nossos muros sendo, por isso, determinantes para a transformação das crianças e de toda a comunidade.

Hoje, estamos certos de que pelo menos 80 unidades já conseguiram formar os comitês de pais e responsáveis das crianças, que têm auxiliado no desenvolvimento e na promoção do programa de educação parental com as famílias das crianças, criando uma sinergia e fomentando parcerias para que as iniciativas sejam mais efetivas e incisivas entre os pais e a unidade. O PEPE tem trabalhado em parceria com o governo e seus demais parceiros como forma de acompanhar o desenvolvimento das comunidades. Desta forma, já foram realizados dois encontros de educação parental, com foco na proteção à criança. Além disso, é sabido que os encontros sobre a educação parental juntos com os encarregados de educação são estabelecidos, por um lado, como um instrumento regulador das partes, e por outro, como um quadro de referência para a relação entre os pais, as crianças e a unidade.

A coordenação nacional tem incentivado as unidades na formação de comitês de pais e na manutenção da funcionalidade dos encontros com os pais para que aquilo que as crianças aprendem nas unidades tenha continuidade nas famílias e nas comunidades, tudo para honra e glória a Deus.

Antonio Daniel
Coordenador Nacional do PEPE Moçambique