Em Provérbios 1:8 Deus nos diz: “Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz.”. Mas em muitas famílias tem acontecido o contrário, pois os filhos têm ensinado o caminho da salvação aos seus pais.

Uma das grandes alegrias ao trabalhar com crianças nos PEPEs é ver como elas aprendem a falar com Deus através da oração. Todos os dias, antes de começar a estudar, nos sentamos no chão em um grande círculo para uma roda de conversa onde cada criança compartilha um pedido de oração. No início das aulas, a nossa Missionária Educadora ensina as crianças a orarem e cerca de duas semanas depois elas não apenas aprenderam a orar como também demonstram prazer e interesse em falar com Deus. É muito importante ensinar as crianças a orar porque assim, mesmo quando estão em suas casas, podem falar com Deus quando quiserem.

Um dia, ao chegar para visitar uma igreja onde temos um PEPE, o pai de um dos nossos alunos se aproximou e começou a me contar como Deus entrou na sua vida através do seu filho: -“Um dia levei a minha família a um restaurante para um jantar junto com os meus chefes do escritório e suas famílias. Éramos cerca de umas 30 pessoas sentadas ao redor de uma grande mesa. A comida chegou e os meus chefes começaram a comer. Foi quando o meu filho ficou em pé na cadeira e disse bravo: -Ninguém pode começar a comer sem orar, vamos fechar os olhos e repetir comigo. Diante dos olhos assustados, principalmente os meus, ele começou a orar e todos repetiram tranquilamente a sua oração. Pensei que depois disso tinha perdido o meu trabalho, mas pelo contrário, meu filho foi muito elogiado e eu fiquei muito orgulhoso e feliz. Hoje, todos estamos na igreja porque o meu filho levou Jesus para dentro da nossa casa”.

Foi assim que aconteceu em um dos PEPEs na República Dominicana, uma linda ilha localizada no Caribe, que tem um pouco mais de 10 milhões de habitantes e onde já temos 508 crianças estudando em nossas unidades de PEPE. Na Iglesia Bautista Emanuel, localizada na cidade chamada Sabana del Puerto, encontramos um PEPE onde a nossa Missionária Educadora Zunilda Ventura, não poupa esforços para ensinar as crianças a falarem diretamente com Deus. Ali podemos encontrar a Yiliamny, uma de nossas alunas que conheceu a Jesus no PEPE e agora também tem levado Jesus para dentro da sua casa. Seus pais, avós, irmãos e demais familiares contam que não podem comer nada sem que Yiliamny ore agradecendo a Deus. E o mais interessante de tudo é que a menina leva todos os demais familiares presentes a repetir a sua oração porque, segundo ela, todos precisam falar com Deus.

Esse é o nosso desafio: ensinar as crianças a falar com Deus! Orem pelos PEPEs dominicanos para que mais igrejas aceitem a visão e possamos assim alcançar mais crianças para Cristo!

Juana de Mora
Coordenadora do PEPE em República Dominicana

Coordenadora Continental: Carmen Lígia (Adaptação de texto)