A Colômbia é um país da América do Sul com 48,2 milhões de habitantes adornado por lindas montanhas e belíssimas flores. Os indígenas representam 4,4% da população, tendo sido registrado em 2018 um total de 1,9 milhões de indígenas no país. Entre eles encontramos os Wiwa que vivem na Serra Nevada de Santa Marta e, segundo o ministério da cultura da Colômbia, tem uma população de 13.267 pessoas, sendo 6.872 homens e 6.755 mulheres. A maioria dos Wiwa são crianças e jovens, sendo 79% com menos de 30 anos e somente 2% acima de 60 anos. Para cada 100 mulheres nativas foram identificadas 42 crianças menores de cinco anos de idade *. O idioma oficial é o “Damana”, é um povo que habita a zona rural e vive da agricultura. Após muita oração e trabalho, conseguimos levar o PEPE para as crianças Wiwa.

Por causa da cultura local as crianças até 7 anos de idade não são reconhecidas como pessoas importantes dentro da comunidade, e portanto, não podem ir a nenhuma parte. Assim, conseguimos introduzir o PEPE naquela comunidade para alcançar as crianças que a partir dos 4 anos de idade têm participado de nosso Programa. Depois de convencer os líderes da grande necessidade de ajudar as crianças, demos seguimento aos trabalhos de implantação do projeto. Para isso, treinamos os próprios nativos para que sejam professores em nosso programa para suas próprias crianças respeitando assim a cultura local. Conseguimos montar a sala de aula com doações de mesas, cadeiras, livros e outros materiais necessários para que ocorra a aprendizagem. Implementamos o POPE (Programa de Odontologia) o mais rápido possível ao perceber a grande necessidade das crianças nessa área, já que não tinham acesso aos materiais de higiene básica.

Hoje já temos um coordenador de área que é nativo do povo Wiwa e tem sido uma grande benção ver a sua dedicação e desejo de levar o PEPE a outras comunidades indígenas do nosso país. Orem pelas crianças Wiwa para que aprendam a ler e a escrever, mas que também conheçam o Deus de amor que pode transformar as suas vidas!

Adalci de Avila Angulo
Coordenadora PEPE Colômbia

Adaptação do texto: Carmen Lígia

*https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/demografia-y-poblacion/grupos-etnicos/estadisticas-y-grupos-etnicos