O PEPE iniciou sua primeira unidade na Republica do Togo no ano 2016 em Lomé, capital do país. Como fruto da parceria entre JMM e a C.B.T. (Convenção Batista do Togo) o Programa iniciou suas atividades suprindo uma grande necessidade no país que é a falta de acesso a educação, sobretudo na educação infantil, segundo Unicef 10,9% meninos e 11,1% meninas em idade pré-escolar. O trabalho foi iniciado através do missionário Roberto Gomes e agora estamos na fase de capacitação de uma obreira local para coordenação do Programa no país.

Esse ano de 2019 além da formação da nova coordenadora nacional do PEPE no Togo, também realizamos vários encontros de capacitação para toda equipe do PEPE no país. Esse trabalho de capacitação continuada faz parte da rotina de toda equipe do PEPE Network, estamos sempre buscando o aperfeiçoamento para melhor servir as crianças, suas famílias e comunidades.

Como parte do nosso plano de expansão e compartilhamento da visão missionária, aceitamos o desafio dado pela C.B.T. de apresentar a proposta do Programa aos pastores que estão plantando igrejas no Norte do Togo. Viajamos mais de 1 mil quilômetros, visitando igrejas e líderes em varias comunidades no Norte.

A região Norte do Togo sofre com vários problemas, vi muitas necessidades e as pessoas com quem conversei me disseram que suas maiores preocupações são: falta de escolas e serviços de saude. Uma das coisas que mais me impactaram nessa visita foi ver os riscos e perigos que as crianças passam para poder estudar. Em quase todos os trajetos que passei vi crianças de todas as idades, inclusive de 4 anos, caminhando ao longo da pista para poder ir a escola, que em muitos casos se localizam a vários quilômetros de distância de suas casas. Para além de todos os perigos e violências as quais essas crianças estão expostas todos os dias nesse caminho perigoso para escola, elas também são expostas a condições de fadiga física antes mesmo de iniciar as aulas. Todo esse contexto complexo do ponto de vista socio econômico da região, nos mostra a grande necessidade do trabalho do Pepe na região, mas também demonstra os desafios que temos que enfrentar como Programa socio-educativo-missionario para se implantar e se desenvolver na região.
Agradecemos ao Senhor pela rica oportunidade de poder participar desse lindo trabalho de transformação que Ele está operando no Togo e na região. Ore conosco para que o Senhor da seara envie obreiros capacitados para trabalhar com o PEPE nesse contexto desafiador. Ore também pelos recursos materiais e financeiros para construção de salas, banheiros, mobilias para as classes e para os treinamentos dos novos membros da equipe.

Com gratidão e amor fraternal,

Pr. Fernando dos Santos
Coordenador Regional - PEPE África Ocidental 2