A Nicarágua é um país americano localizado no istmo centro-americano. Tem uma área de 130.494 quilômetros quadrados, com uma população multiétnica de cerca de 6.352.000 habitantes. O espanhol é a língua oficial, embora algumas línguas nativas sejam reconhecidas, como o crioulo inglês, o miskito, o sumô, o rama e o garifuna. A história da Nicarágua tem sido caracterizada por uma série de conflitos políticos e sociais desde sua independência da coroa espanhola.

O principal objetivo do Pepe na Nicarágua é proporcionar uma educação inicial abrangente e de qualidade incluindo o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e espiritual às crianças menos favorecidas, que vivem nas comunidades vizinhas às Igrejas. Da mesma forma, cuidar das famílias das crianças, em diferentes aspectos, principalmente no espiritual para alcançar sua transformação e dar-lhes esperança em Jesus.

O PEPE foi implantado há cinco anos e seis meses na Nicarágua. Temos atualmente 31 Missionários Educadores nas unidades espalhadas pelo país. Além da área de educação, estamos trabalhando também nas Igrejas na área de educação cristã, bem como realizando visitas e desenvolvendo discipulado com os pais através do PEPE VAI.

São 430 crianças atendidas pelo PEPE no país somente este ano. Essas crianças não estão apenas estudando, mas sim recebendo todo o suporte necessário para que possam alcançar seu potencial máximo quando entrarem na escola secular tanto intelectualmente como emocionalmente.

Através de nossa parceria entre o PEPE e as igrejas locais pretendemos alcançar e transformar a vida das crianças e de suas famílias, através do evangelho. Para isso, temos nos esforçado para alcançar a excelência na qualidade da educação nos PEPEs; tendo como meta para os próximos anos dobrar o número de pré-escolares que temos atualmente.

Muitas crianças já têm tido suas vidas transformadas através do PEPE. Este é o caso de Leonardo. O menino é um aluno do Pepe “Amiguinhos de Jesus” do município de El Crucero, estado de Manágua. Quando as aulas iniciaram, no ano passado, ele tinha um comportamento muito difícil, rebelde, desobediente com seus pais e com seus professores. Através do amor e compromisso das Missionárias Educadoras, das orações e da graça do Senhor, hoje, ao final do curso, Leonardo já é uma criança diferente. Ele realmente é uma criança transformada, apresentado bom comportamento para com seus pais, seus professores e seus colegas. Como fruto do impacto que a transformação de Leonardo causou em sua casa sua mãe e seu pai estão visitando a Igreja. Eles têm sido cuidados pelo pastor para que conheçam de perto o Deus que transforma vidas. Esse é um exemplo da mudança que o PEPE tem ocasionado na vida das crianças, pois não somente tem as ajudado educacionalmente, mas também tem lhes proporcionado a oportunidade de experimentar a transformação completa ao ter a Jesus dentro de suas casas.

Lizeth Trinidad
Coordenadora Nacional do PEPE na Nicarágua