O México é um país localizado na América do Norte, com 134 milhões de habitantes. Segundo o UNICEF existem 39.2 milhões de crianças e adolescentes no México; Dados apontam que 65% das crianças não têm acesso a livros, o que afetará seu futuro escolar. Uma em cada 2 crianças estão em situação de pobreza, sendo 2 em 10 de pobreza extrema; Apesar dos avanços na educação, mais de 4 milhões de crianças, e adolescentes estão fora da escola.

O PEPE pretende alcançar essas crianças e suas famílias com o Reino de Deus, levando-os a experimentar o amor divino ao atender suas necessidades espirituais, físicas e emocionais. Entretanto, são muitos os desafios a serem superados para isso, por exemplo, problemas emocionais, famílias disfuncionais com lares desfeitos e abandono por parte dos pais, familiares no narcotráfico e carência do amor de Deus dentre outros.

Há seis anos o PEPE foi implantado no país, mas passou dois anos sem nenhuma unidade ativa. Somente há dois anos conseguimos voltar a reativar o programa com a abertura de novas unidades em parceria com igrejas visionárias que têm se preocupado com as crianças e estão empenhadas em ajudá-las não somente secularmente, mas também emocionalmente e sobretudo espiritualmente.

Atendemos, hoje, 30 crianças em idade pré-escolar em nossas unidades. Além disso, 20 irmãos maiores participam do programa de reforço totalizando o número de 50 crianças.

São seis missionários educadores que voluntariamente dedicam as suas vidas para ajudar as crianças a terem um futuro melhor. Além de desenvolver as atividades educativas com as crianças matriculadas no PEPE também oferecemos aulas de regularização para os irmãos de nossos pepitos que frequentam as diferentes escolas públicas da comunidade. No PEPE do México é comum os irmãos mais velhos serem os responsáveis por levar e acompanhar os irmãos menores, por isso, criamos um projeto que visa transformar esse tempo que essas crianças passam aguardando seus irmãos mais novos em um tempo especial. Através de reforço escolar, ajuda com as tarefas e classes bíblicas, dentre outras atividades, nós temos alcançado esses irmãos evitando, inclusive, que possam se envolver com más companhias e vícios durante esse tempo ocioso de espera.

Na unidade "Crescendo em Amor" da Primeira Igreja Batista Deus é Amor, em Zacatepec, estado de Morelos, está matriculado o Erick. Seu primo Dominick participa das aulas de reforço. Os dois moram junto com a avó, já que a mãe do Dominick foi assassinada e seu pai está preso por delinquência e os pais do Erick o deixaram com a avó desde bem pequeno. Ao chegar ao PEPE, os dois tinham atitudes difíceis como choro constante e raiva. A avó tinha sempre um semblante triste. Atualmente, os dois fizeram progressos significativos em suas atitudes e processos educacionais e, acima de tudo, gostam das histórias da Bíblia e entenderam que Deus os ouve quando oram. A avó dos pequenos, agora, tem um sorriso no rosto e agradece a atenção e cuidados dispensados aos seus netos. A igreja tem realizado atividades com os pais visando melhorar o relacionamento familiar e alcançar essas famílias com o amor de Deus. Temos esperança de que veremos essa família restaurada para a glória de Deus e alegria dos meninos.

Seguimos fortalecendo as três unidades que estão em funcionamento com a intenção de mostrar às igrejas a eficácia do programa tanto para fortalecer uma igreja como para expandir o Reino. Planejamos a abertura de mais unidades, tendo duas já preparadas para iniciar suas atividades no próximo mês de agosto na cidade de Huatulco, Oaxaca. Orem pelos trabalhos de adaptação do material pedagógico ao currículo nacional e também pela parceria que tencionamos firmar com o Ministério Raízes para fornecer certificação reconhecida para os PEPEs e o uso de seus livros a um preço menor.

Bertha Salgado
Coordenadora Nacional do PEPE no México