Gestos que trazem esperança: um médico visita o PEPE Yacarr Kachumeh é um vilarejo simples do interior da Gâmbia e tem uma média de 1000 habitantes. A clínica mais próxima está em um vilarejo um pouco mais organizado chamado Sanyang. Exatamente neste pequeno vilarejo foi onde implantamos nossa primeira unidade do PEPE na Gâmbia, PEPE “Yacarr”que quer dizer esperança em uma das línguas locais.

Quando as crianças do vilarejo estão doentes muitas vezes não são levadas ao médico porque fica distante e os pais não tem como pagar a passagem. Essa realidade complica a saúde e o desenvolvimento das crianças, já que elas não são acompanhadas por um médico.

Certo dia, fiquei doente e precisei ir ao projeto SOS onde conheci um médico cristão chamado dr. Adelard. Ao falar com ele sobre a realidade de nossas crianças do PEPE em Kachumeh e convidá-lo a ir até nossa Unidade, num sábado para fazer um check up nas crianças, ele aceitou prontamente o convite.

Conversamos com os pais das crianças para que as trouxessem para que fossem examinadas pelo médico em um sábado pela manhã. As mães prontamente concordaram. Recebendo a notícia, com alegria, trouxeram não apenas as crianças do PEPE, mas também seus irmãozinhos menores.

E assim o Dr. Adelard passou a manhã examinado as crianças. Ele fez muitos elogios, dizendo que nossas crianças são visivelmente cuidadas, felizes e saudáveis, bem diferentes de outras crianças que ele atende no projeto no qual atua e em outros vilarejos.

Após examinar as crianças, o dr. Adelard ainda teve um momento de conversa com os pais para conscientizá-los sobre a importância da saúde de seus filhos; os instruindo a procurarem o médico quando suas crianças estiverem doentes. Os pais ficaram muito gratos pela ida do médico até o vilarejo, já que muitos não conseguem levar com frequência seus filhos para fazerem controles de rotina.

Fico feliz por outras pessoas perceberem que o PEPE tem cumprido seu papel de cuidado integral da criança e de sua família, fazendo a diferença na comunidade onde estamos inseridos.

Às vezes pequenas atitudes, como um convite, são suficientes para sinalizarmos o amor do Pai onde estamos. Através do PEPE não apenas as crianças, mas também suas famílias têm conhecido esse amor e têm encontrado esperança para suas vidas.

Tatiana Oliveira
Coordenadora do PEPE na Gâmbia