Foi com muita alegria que no dia 12 de novembro inauguramos uma nova unidade do PEPE entre os Quekchis, grupo indígena descendente dos antigos Mayas, predominantes na Guatemala. A unidade está situada na aldeia da Nova liberdade, na região de Alta Verapaz, em Coban. Essa é uma região bem húmida e fria, deixando as crianças sempre com rostinhos meigos e bochechas vermelhinhas. Para chegar até a aldeia é preciso caminhar quase um dia dentro da selva.

Mercedes, a nossa Missionária Educadora, disse que o PEPE é a única oportunidade para essas 19 crianças terem acesso ao estudo, já que não existe nenhum outro pré-escolar na aldeia. A igreja batista localizada dentro da aldeia está atuando firmemente na evangelização das crianças e tem aproveitado essa oportunidade para levar Jesus a essas 19 famílias. As crianças na aldeia não tem acesso a produtos básicos de higiene como sabão, creme ou escova dental. Portanto, a atuação do PEPE e tudo o que seus projetos podem oferecer é de suma importância para as crianças e o futuro da comunidade.

Na Guatemala existem aproximadamente 24 diferentes grupos étnicos, com cerca de seis milhões de indígenas. A pobreza extrema afeta a 21,8% da população indígena comparada com 7,4% da população não indígena. Entre os indígenas Quekchis existe uma forte desnutrição crônica que atinge oito em cada dez crianças.

Orem pelas nossas crianças e nos ajude a levar o amor de Deus a todas as aldeias guatemaltecas.

Nora Mendoza
Coordenadora do PEPE na Guatemala