Para os 500.000 residentes da cidade de Beira a grande preocupação é a reconstrução das infraestruturas caídas e a reparação daquelas que perderam telhados, ou outros danos físicos causados pelo Ciclone IDAI. Essa preocupação também faz parte das igrejas. O medo, o desespero, a perda de esperança, a desconfiança, o suicídio, a corrupção, e muitas outras faces do mal têm dominado o coração do povo, incluindo aqueles que são chamados povo eleito.

Tudo isso afectou seriamente as unidades do PEPE em Beira, onde pais e crianças ficaram totalmente abalados. Porém, temos visto o agir divino e a restauração do povo pelo poder de Deus. As equipes das igrejas das unidades começaram a fazer as visitas de oração e apoio psicossocial às famílias. Entretanto, essas visitas não eram frequentes porque cada um pensava na sua própria situação e enfrentava seus próprios medos.

A coordenação do PEPE foi chamada a reunir com as unidades para reforçar os conteúdos relacionados com o PEPE VAI (Programa de Visitação e Apoio Infantil), na intenção de levar as igrejas a perceberem o seu papel para as comunidades ao redor em qualquer época e circunstância. Reunimo-nos com os missionários-educadores em 06 de Abril de 2019. Na ocasião percebemos que não era suficiente, por isso, tivemos outro encontro com pastores e líderes das igrejas em 27 de Abril de 2019.

Como resultado desse investimento vimos as unidades se reunindo com os pais para conversar sobre a restauração que Deus tem para a família e a mensagem central foi “JESUS O ÚNICO QUE PODE RESTAURAR AS NOSSAS VIDAS”. Após um mês de trabalho com as comunidades, finalmente os pais e encarregados de educação concordaram em deixar as crianças continuarem as atividades nas unidades. Temos alegria em informar que todas as nossas unidades na região estão em atividade efetiva com as crianças.

Das 1.350 crianças registradas nas unidades até o mês de Fevereiro em Beira e Dondo, 985 crianças já estão sendo atendidas nas unidades do PEPE dentro da área seriamente afetada pelo Ciclone IDAI.

A mensagem de que “JESUS CRISTO CUIDA DE NÓS” é a mensagem que tem sido transmitida nas unidades para as crianças pelos missionários educadores, e através destes, tem alcançado a comunidade. Somente nesta semana, do dia 03 ao dia 09 de maio de 2019, sete unidades e comunidades foram visitadas através do PEPE VAI ( Programa de Visitação e Apoio Infantil). Através desse projeto as crianças têm recebido a rica mensagem de que “JESUS CRISTO CUIDA DE NÓS”, e através desta mensagem o PEPE tem reconstruindo as vidas das crianças, dos missionários educadores, dos pais e dos encarregados de educação.

Isso sim é Beira em reconstrução!!!

David Panganhe
Coordenador Regional do PEPE África Austral