A Nicarágua é um país da América Central, que tem hoje 6,15 milhões de habitantes, sendo 42% menores de 18 anos. Mais de trezentas mil crianças estão trabalhando para ajudar as suas famílias. O clima no país é de tensão social e política depois dos fortes protestos que começaram no dia 18 de abril de 2018 e já duram mais de um ano. As repressões aos protestos do ano passado, que começaram com a insatisfação contra uma reforma da previdência, deixaram 325 mortos, 2.000 feridos, mais de 700 detidos e milhares de exilados em países vizinhos, de acordo com organismos de defesa dos direitos humanos.

Contudo, para algumas dessas crianças tem chegado auxílio através do PEPE que nasceu e cresceu em Nicarágua. Uma das nossas crianças, aluna de uma de nossas unidades no país, tem sofrido muito tendo muitos membros da família desaparecidos, fugindo de ameaças de morte que receberam em meio aos conflitos. Uma outra aluna teve o pai e dois irmãos baleados. A menina está muito triste pois o pai está internado no hospital em estado grave.

Entretanto, em meio a tudo isso podemos ver Deus agindo na vida de nossas crianças. Como, por exemplo, na vida do Joshua que estudou durante 2 anos conosco. O menino não somente foi alfabetizado, como também conheceu a Jesus e entregou a Ele o seu coração. Em consequência de sua experiência com Jesus logo se transformou em um missionário tendo ganhado a sua mãe e o seu pai para Jesus. A alegria da família é contagiante. Hoje os pais do Joshua estão sendo discipulado pelo pastor Omar, líder da igreja onde funciona o PEPE, e estão sendo preparados para se casarem e logo serem batizados. Crianças como o Joshua fazem valer qualquer esforço, e Deus tem enviado muitas delas aos nossos PEPEs. Trabalhar na obra do Senhor nunca é em vão. A família da fotografia que acompanha esta notícia foi mais uma alcançada por Jesus Cristo. A filha mais velha já deixou Pepe, mas o menino mais novo ainda está estudando conosco no Pepe Joias de Jesus. O testemunho das duas crianças trouxe toda a família para a presença do nosso Senhor para a glória de Deus. Além disso, um “Pequeno Grupo de Multiplicadores” tem funcionado na casa dessa família.

Esse é o desafio do PEPE: levar Jesus para a vida das nossas crianças, para que elas mesmas levem a Jesus para dentro de suas casas!!!

Lizeth Trinidad
Coordenadora do PEPE na Nicarágua