Com a chegada da pandemia da Covid19 na Nicarágua, no mês de março deste ano, a situação de recessão econômica no mundo tem repercussões muito profundas na economia nicaraguense, causando desemprego em muitas famílias que vivem em extrema pobreza.

O PEPE do Campo Batista Shalom, localizado na comunidade de Cristo Rey, no município de Tipitapa, em Manágua, iniciou as aulas este ano, atendendo 25 meninos e meninas de famílias com recursos econômicos muito limitados, que geralmente recolhem material reciclável no lixão municipal localizado nas margens da Comunidade, e outros trabalham como trabalhadores nas Maquilas localizadas na cidade de Tipitapa. Devido aos efeitos da crise da pandemia, a maioria dos pais ficou sem emprego e sem obter qualquer tipo de renda.

As autoridades governamentais do país não adotaram nenhum tipo de medida para prevenir a doença. No entanto, a maioria das famílias ouviu o chamado da Sociedade Médica para colocar em quarentena as casas e não está enviando as crianças para as escolas, nem mesmo os nossos PEPEs. Porém, as famílias estão tendo sérias dificuldades em suas casas por não terem comida ou qualquer coisa para satisfazer suas necessidades básicas.

A missionária educadora do PEPE relatou a situação pela qual as famílias estavam passando e a Coordenação Nacional do PEPE organizou com algumas igrejas a obtenção de 25 pacotes de alimentos contendo arroz, feijão, açúcar, leite em pó e óleo, e foram entregues às famílias das crianças, alunas do PEPE, para aliviar o problema. Por outro lado, foi possível obter pacotes com itens de higiene e foram entregues diretamente a 25 das nossas crianças, ajudando também um pouco a contribuir para sua higiene.

Agradecemos a Deus que as famílias foram apoiadas, expressaram sua gratidão e ficaram muito empolgadas com o fato de o PEPE e o campo batista se importarem com eles, pois sempre se sentiram esquecidos e desprotegidos. Continuem orando pelo nosso país e pelas nossas criancas que estao estudando nos PEPEs nicaguenses!

Sandra Lizeth Detrinidad
Coordenadora nacional do PEPE Nicaragua