A última semana de Setembro foi de muita inspiração e transpiração para a equipe do PEPE em São Tomé e Príncipe. Com o tema “Aperfeiçoando para melhor servir”, coordenadores nacional e de região da África Central, líderes das igrejas e missionários educadores, se encontraram, no templo da PIB em São Tomé e Príncipe, para o segundo encontro anual de Capacitação de Equipe do PEPE.

Essa semana de capacitação teve por objetivo promover o alinhamento da visão, a capacitação, aperfeiçoamento pedagógico e o fortalecimento mútuo. Durante o encontro, além de trabalhar os documentos de gestão do PEPE, tivemos oficina de confecção de materiais pedagógicos; trabalhamos com o planejamento anual, mensal e semanal das atividades de cada unidade do PEPE; elaboramos ideias criativas na aplicação da PPCA (Política de Proteção à Criança e ao Adolescente) da Junta de Missões Mundiais e do PEPE. Também trabalhamos os conceitos do desenvolvimento comunitário aplicados ao PEPE do país.

Um dos momentos marcantes da semana foi a oportunidade de visitar todas as unidades do PEPE no país. Em alguns contextos os missionários educadores precisam vencer longas distâncias, transporte escasso e outros obstáculos para poder ensinar as crianças no PEPE, ver a dedicação e amor com que eles ensinam em meio a tantas dificuldades foi muito impactante.

Foi um tempo muito rico de aprendizado, troca de experiências, encorajamento e desafios. Desafios porque há muita demanda pelo PEPE no pais.

Os desafios são grandes: há regiões onde as crianças não tem acesso ao ensino pré-escolar e as famílias desejam ter o PEPE na comunidade. Precisamos treinar novas equipes de missionários e mais líderes de igrejas para que consigamos alcançar essas crianças e suas famílias.

Você também pode ajudar a contribuir para que mais crianças em São Tomé tenha oportunidade e acesso à uma educação de qualidade. Participe conosco.